Publicado por: ernestomm | abril 29, 2009

“O PALACETE DE MARIA ANTONIETA” NO AR

Foi para o ar esta semana, na página do Viaje Aqui, a última reportagem da série “Europa”. Versalhes, na França, foi o local explorado por alguém aqui que adora contar uma história. E não há lugar melhor do que o Palácio de Versalhes para explorar a História daquele país. Quem assistir ao vídeo vai ficar sabendo um pouco mais da vida da última rainha da França, ou melhor, de como era a vida dela no Petit Trianon. O palacete fica na imensa propriedade do Chatêau de Versailles e foi reaberto ao público quando eu estive lá, em Outubro de 2008.

Elis Regina gostaria de ter essa casa de campo

Elis Regina gostaria de ter essa casa de campo

Desta vez, reservei uma bela de uma surpresa na trilha sonora. Não sei se vocês já repararam, mas as músicas que servem como pano de fundo para minhas reportagens sempre têm a ver com a história ali contada. Gosto de usar nelas artistas que ando ouvindo ultimamente ou que eu já ouvi muito, até antes mesmo de ser repórter. Beatles, Pato Fu e M People são exemplos disso. Mas foi uma tal de Isabela Lages que conheci na minha infância/adolescência quem me inspirou na hora de mostrar para vocês a morada da rainha fashion Maria Antonieta.

Imagine ela deitada nessa cama cantando: Oh, mon amour, il ne faut pas me laisser…

Posso imaginar a Bela aqui também...

Posso imaginar a Bela aqui também...

Bela canta num trio que interpreta e compõe músicas francesas, o Suite. A melodia romântica de Je Rêve Encore, que eu coloquei na trilha, foi retirada do MP3 que ela me passou por email para que eu a ouvisse cantar. Essa música é originalmente de um grupo bacanérrimo, o Paris Combo, que tenho escutado recentemente. A musa da nouvelle vague, Brigitte Bardot, e músicas-tema de filmes legais, como Belleville Rendez-vous, da animação As Bicicletas de Belleville, estão no repertório do show do Suite. Quando fui vê-los tocar pela primeira vez, mal pude acreditar quando ouvi a música Tout Doucement, da cantora Feist, sendo interpretada por eles. É que ela está na trilha sonora do primeiro vídeo da série, o Paris Em Duas Rodas, que eu usei antes mesmo de ver Isabela cantá-la no show. Ao ouví-la minha amiga Cecília comentou na platéia: “Eu já ouvi essa música em algum lugar…” Foi quando minha outra amiga, a Camilla, lembrou: “Já sei! Foi no vídeo do Ernesto”. Pronto, virei referência =) Depois dessa história, não tinha como o Suite não entrar numa das minhas trilhas sonoras.

Responses

  1. adourei! fora que fica claro seu talento à la ‘one man band’. imagens: ernesto, reportagem: ernesto, trilha: ernesto… que sucesso!

  2. Carolzita! Não acredito que ainda se lembre dos meus ensinamentos de television news reporting… Andou treinando por lá, foi?


Deixe um comentário

Categorias

