Publicado por: ernestomm | março 3, 2009

CARNAVAL DE RUA… EM CASA

Adoro o Carnaval. E Carnaval pra mim tem que ser fantasiado, na rua e no meio do bloco. Sempre brinquei, pulei e dansei o Carnaval. Mesmo nos meus primeiros anos de vida eu já ia pra rua nas cidades históricas de Minas Gerais: São João Del Rey, Mariana e Ouro Preto.

Ouro Preto, inclusive, foi onde mais passei Carnavais na minha vida: com certeza, mais de 10! Bloco da Cobra, do Caixão, Bandalheira e Zé Pereira – eu estava lá! Tapei o nariz ao passar pela Rua das Escadinhas, presenciei o surgimento da polêmica Janela Erótica e ouvi, infelizmente, funk carioca saindo das caixas de som da Rua São José.

"Esquenta" no caminho para Diamantina

"Esquenta" no caminho para Diamantina

Nos tempos da Faculdade, fui 4 vezes a Diamantina com os colegas. Essa outra cidade histórica mineira, possui um importante diferencial da festa em Ouro Preto – a música ao vivo. Essa foi a época de alugar casas bem menores do que o prometido pelo telefone, de ficar sem tomar banho (por causa da falta d`água), de inventar passinhos e gírias que só duravam durante o Carnaval. De sair às 19h pra ver a Batcaverna e voltar ao meio-dia depois da derradeira da Bartucada, muitas vezes, quando sobrava pique, rolava ainda uma esticadinha no Bar do Titi até às 14h.

Quem disse que Carlinhos Brown só aparece no Carnaval em Salvador?

Quem disse que Carlinhos Brown só aparece no Carnaval de Salvador?

Vejo tudo isso que passei como um ensaio para o Carnaval de 2007, que comemorou os 100 anos do frevo em Olinda e Recife. Sem dúvida, o melhor e o pior Carnaval de todos os tempos. O pior, porque a situação humana era, digamos, deplorável. A casa tinha 3 quartos para 40 pessoas. O banho era no posto de gasolina (porque o da casa, eu nem te conto…) O melhor, porque eu nunca tinha visto antes um Carnaval tão animado, cultural e democrático, onde não é preciso pagar por uma área VIP (very idiotic people) para se divertir. Fora que lá se escuta todo tipo de som, do maracatu ao rock. Basta escolher.

Em 2008, fui obrigado a passar Carnaval em São Paulo. Pânico, terror e aflição! “Pois se os paulistas invadem Ouro Preto, Diamantina e Olinda no Carnaval, só pode ser porque não tem nada aqui” pensei. Granças ao Bom Senhor dos Foliões Exilados, fui salvo pela Confraria do Pasmado, que sai na Vila Madalena e pelos amigos do Curso Abril de Jornalismo, que estavam na mesma situação que eu.

Se a gente não vai ao Carnaval... ele vem à redação

Se a gente não vai ao Carnaval... ele vem à redação

Para quem não abre mão de um Carnaval, deixar de ter um é o fim. Em 1995, a Inglaterra me impediu de ter a minha farra anual. Este ano, não sei bem o que me aconteceu, mas fiquei sem meu saudoso Carnaval de rua. Prefeiro acreditar que fui “punido”, nos últimos 2 anos, pelo Carnaval maravilhoso que tive em 2007. Até que aproveitei bastante o fim de semana que passei no Guarujá, ao lado de amigos muito queridos. Mas não posso deixar de dizer, ou melhor, cantar: “Carvaval é Carnaval…”

Responses

  1. acho isso uma puta de uma sacanagem, seu ingrato.

  2. Que parte de “aproveitei bastante” e “amigos queridos” você não entendeu, Reps?

  3. Saudosa TURMA DO FUNIL!!!!!
    Eguinha, passinho da eguinha, Afonso, nosso amigo temporão que nos presenteou com a eguinha, um balão de coração e uma arminha de atirar água, MARIDO, PITOCO.
    Aiás, Ernesto, SUA CARA NÃO FERVE?????
    HAHAHAHAHAAHAHAHAHAHA
    BONS TEMPOS!!!!

  4. Este ano carnaval em Ouro Preto.
    me apaixonei. inesquecível

  5. o único problema de diamantina é que vc não emprestava dinheiro pra comprar a cerveja hahaha

    e a eguinha? que saudade! por onde ela anda hein?

  6. Parabens pelo blog!
    Estou enviando esse site pois acredito ser muito pertinente com o assunto
    trioeletrico.net.br


Deixe um comentário

Categorias

